Pular para o conteúdo principal

QUAL A IMPORTÂNCIA DO BATISMO?



PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. QUAIS SÃO AS ORDENANÇAS NA PALAVRA PARA O BATISMO DOS CRENTES?

• Mateus 28:19 Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
• Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo, más quem não crer será condenado.
• João 3:5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
• Atos 2:38 Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo.
• Atos 10:48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então lhe rogaram que ficasse com eles alguns dias.
• Atos 22:16 E agora por que te deténs? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.

2. O QUE SIGNIFICA O BATISMO?

• Romanos 6:3 Ou não sabeis que todos nós fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
• 1 Corintios 12:13 Pois todos nós fomos batizados em um só Espírito, formando um só corpo, quer judeus, quer gregos (aqui somos também encaixados), quer servos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
• Gálatas 3:27 pois todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.
• Colossenses 2:12 tendo sido sepultados com ele no batismo, nele também ressurgistes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

• 1 Pedro 3:18 a 22 Pois Cristo padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. Ele na verdade, foi morto na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca. Nela poucas - isto é: oito - almas se salvaram através da água, que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo - vós salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.


3. EXEMPLOS DA BÍBLIA DE PESSOAS SENDO BATIZADAS EM NOME DE CRISTO

• Os crentes no dia de Pentecostes, Atos 2:41
• Os convertidos em Samaria, Atos 8:12
• O eunuco etíope, Atos 8:38
• Saulo de Tarso, Atos 9:18
• Lídia de Tiatira, Atos 16:15
• O carcereiro de Filipos e sua família, Atos 16:33
• Os crentes em Corinto, Atos 18:8
• Os discípulos em Éfeso, Atos 19:5


4. E JESUS, NÃO FOI BATIZADO TAMBÉM?
Sim, veja em

Mateus 3:13
Marcos 1:9
Lucas 3:21


5. E ANTES DA ORDENANÇA DE JESUS, ALGUÉM BATIZAVA?
Sim, João Batista, leia em sua Bíblia:
Mateus 3:6;21:25 Marcos 1:4; Lucas 3:12, 7:29; João 1:26, 3:23; Atos 10:37, 13:24, 19:3

6. EU JÁ FUI BATIZADO QUANDO CRIANÇA, ENTÃO NÃO PRECISO MAIS ME BATIZAR, ESTOU CERTO?
Infelizmente não. Jesus disse em Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo. Você acha que uma criança tem condições de discernir o certo do errado, que ela tem condições de tomar decisões sérias como essa do batismo?
A pessoa têm que tomar a decisão do batismo por ela mesma e nunca por constrangimento e nem por força, mas sim com decisão própria. Tudo tem que ser resolvido entre a pessoa e o Espírito Santo. Aos outros cabe ensinar, convidar a pessoa ao arrependimento, a conversão e a tomar uma decisão de mudar de vida a fim de que a pessoa tenha uma vida em abundância como Cristo declara em João 10:10 que Ele veio para nos dar vida e vida com abundância. A decisão de ser salvo é somente sua. O sangue de Cristo já foi derramado, é aproveitar ou não, você decide.

7. AFINAL, O QUE É SALVAÇÃO, TENHO QUE SER SALVO DO QUE?
Novamente vamos referir o capitulo 10, versículo 10 de João; Jesus disse: O ladrão veio para matar, roubar e destruir, mas Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. Salvação não é somente da alma, mas também do corpo e de tudo na sua vida, creia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa "Afasta de mim esse cálice"?

“E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:39)
 Uma notável discussão surge com relação ao verdadeiro significado do “cálice” citado por Jesus em Mt 26:39-42; Mc 14:36 e Lc 22:42.
 Essa discussão envolve: 1. A afirmação de que este cálice seria o medo de Cristo frente ao martírio que viria a acontecer; 2. A afirmação de que este cálice seria o medo de Cristo frente ao desconhecido que estaria por vir; 3. A afirmação de que este cálice seria o horror e a angústia que Cristo sentia diante do fato de saber que estaria sendo levado frente ao julgamento Divino.
 Com isso estabelece-se a discussão, e por isso se faz necessário analisar cada uma das afirmações citadas na busca pela compreensão do real significado do texto bíblico.
1. Medo frente ao martírio que viria a acontecer.
 Será que Cristo tinha medo de morrer?
 Ora, por diversas vez…

Salmos 90:12

"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio." A cada dia estamos ficando velhos. Partes do nosso corpo já funcionam de maneira diferente ao que funcionavam há alguns anos atrás. Não fique triste por isso. Alegre-se, pois isso está ensinando que a vida terrena não é eterna, pois o melhor já está preparado para possuirmos: um novo corpo glorificado. Quando contamos os nossos dias, valorizamos cada instante proporcionado por Deus. Aprendemos a viver bem aqui, para, assim, conhecermos a verdadeira vida prometida por Deus. Contar os nossos dias é saber que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", é poder dizer "tudo posso naquele que me fortalece", é dizer ao Pai: "seja feita a Sua vontade", é "entregar o caminho ao Senhor, confiar Nele, sabendo que tudo que necessito será acrescentado". Estas são as maravilhas de Deus para os seus filhos. É Ele mesmo que nos convida a contarmos cada …
A profecia bíblica não serve para satisfazer a pura curiosidade nem para especulações malucas ou para “revelações” particulares. Pelo contrário, ela nos fará praticantes da Palavra, cristãos com Jesus no centro de suas vidas, que vivem e agem de acordo com essa realidade. O próprio Senhor nos exorta a analisar o tempo em que vivemos à luz da profecia bíblica. Profecia hoje: sinais dos tempos Quando os fariseus e saduceus tentaram o Senhor Jesus pedindo-Lhe que mostrasse um sinal do céu, Ele lhes respondeu: “Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mt 16.2-3). Os religiosos daquela época não perceberam que o maior sinal de todos os tempos encontrava-se, em carne e sangue, bem à sua frente, e este era o Salvador Prometido. E hoje, diant…