Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 3, 2009

QUAL A SUA OCUPAÇÃO?

Introdução:
Não é suficiente estar ocupado. O que mais importa é saber em que se está ocupado. Há pessoas muito ocupadas, porém, não absorvem os frutos dessa ocupação. Há tempo para tudo (Ec 3). Devemos orar como Moisés: “ensina-nos a contar os nossos dias...” (Sl 90:12). Muitos ocupam o tempo em coisas más, enquanto deveriam fazer o bem, haja vista, que todos haveremos de prestar contas do que fazemos. A Bíblia afirma que “aquele que sabe fazer o bem e não faz, peca” (Tiago 4:17). Nunca é demais fazer o bem, Gálatas 6:9.
Transição:
O texto básico refere-se a Jonas que para fugir da chamada divina de ir a Nínive para transmitir a mensagem de arrependimento tomou um navio para Társis e, enquanto dormia, sobreveio uma tempestade e o pavor foi tanto que todos os que estavam no navio começaram a clamar cada um ao seu deus. O mestre do navio acordou-o e exortou-o a que buscasse a seu Deus. Ao lançar sorte descobriram que tudo aquilo estava ocorrendo por causa de Jonas. Dentre as várias pergun…

QUEM OBSERVA O VENTO NUNCA SEMEARÁ

(Ec 11.4-6)
INTRODUÇÃO: Em algumas passagens bíblicas o vento aparece como símbolo do Espírito Santo, em outras passagens, porém, ele aparece como um agente inibidor da fé por isso é indispensável que se análise o contexto bíblico para que possamos compreender de fato a mensagem que o texto nos quer transmitir. Olhar para o vento aqui, significa olhar para as condições aparentemente adversas, quem vive esperando tempo favorável do ponto de vista humano, nunca fará nada para Deus.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES ACERCA DO VENTO:
1 - OS HEBREUS RECONHECIAM OS QUATRO PRINCIPAIS VENTOS: Norte, Sul, Oriental e Ocidental, como vindos eles dos quatro pontos cardeais.
1-1 - VENTOS FAVORÁVEIS - NORTE E SUL: O vento norte limpa o ar, era fresco e úmido, o vento sul aquece e amadurece as colheitas e às suas qualidades benéficas se refere Salomão (Ct 4.16). “Esses ventos sempre sopram em seu favor”.
1-2- VENTOS DESFAVORÁVEIS – ORIENTAL E OCIDENTAL: Os ventos oriental e ocidental são tempestuosos, o do orien…

QUAL A FINALIDADE DA IGREJA ?

Qual tem sido a prioridade da Igreja hoje?
Qual tem sido a nossa prioridade?
O que nos faz chamar Cristo de Senhor?

As Escrituras nos mostram claramente que “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Romanos 11:36). Será que dá para compreendermos o que estas palavras nos dizem? Elas nos falam que todas as coisas pertencem ao Senhor da glória. E essas “todas as coisas” inclui justamente aquilo que nos põe em dificuldade em renunciarmos. Podemos dizer que nisso inclui o nosso tempo, e justamente a nossa própria vida. Deus é o merecedor de tudo que de valor há em nós. Quando o Senhor nos chama ao seu altar, Ele quer uma entrega total, e não apenas uma parte. Ele sempre quer nos ensinar a sacrificarmos o nosso melhor. E nessa hora Ele nos pergunta: Qual o seu melhor? Você seria capaz de confiar nos cuidados de Deus e se alistar para o seu exército? Levando essa real posição para a verdade de Marcos 16:15, como podemos encarar a nossa situação como Igreja nos dias de ho…