Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 6, 2009

Assalamualeikum wa RahmatuLah wa BarakatuHu! (Que a Paz, a Misericórdia e a Benção de Deus estejam com você)

Peregrinação à Meca

Acredita-se que a Arábia Saudita era o lar original de alguns povos bíblicos, como os cananeus e os amorreus. Muitos impérios antigos dominaram o território saudita nos períodos anteriores ao nascimento de Cristo. Alexandre, o Grande, tinha planos de conquistar a região, mas morreu antes de realizá-los. O primeiro grande acontecimento que marcou a Arábia Saudita foi o nascimento de Maomé, em 570. Por seu intermédio, o islã foi fundado no século VII e, desde então, as batalhas políticas e históricas ocorridas no país ficaram restritas às várias vertentes islâmicas lutando pelo poder.

Treze séculos mais tarde, em 1938, a cultura e a economia do país não eram muito diferentes dos tempos de Maomé. O povo seguia o islamismo, enquanto camelos e tendas ocupavam os desertos. No entanto, naquele ano, o primeiro reservatório de petróleo foi descoberto e o país iniciou um amplo programa de modernização.

Desde então, o reino da Arábia Saudita tem procurado caminhar sobre uma frág…

SIGNIFICADO DA PALAVRA AMÉM

Amém

Esta palavra, tanto em português como em grego, é uma transliteração da hebraica ’a•mén. O significado é “assim seja”, ou “certamente”. A raiz hebraica da qual ela deriva (’amán) significa “ser fiel; ser fidedigno”.

Nas Escrituras Hebraicas, a palavra é usada como expressão solene para a pessoa obrigar-se legalmente a um juramento ou pacto e suas conseqüências (Núm 5:22; De 27:15-26; Ne 5:13), também como expressão solene de endosso de uma oração expressa (1Cr 16:36), de uma expressão de louvor (Ne 8:6) ou de um propósito expresso (1Rs 1:36; Je 11:5). Cada um dos primeiros quatro livros ou coleções dos Salmos conclui com esta expressão, talvez indicando ser costumeiro que a congregação de Israel participasse no fim do cântico ou salmo com um “amém”. — Sal 41:13; 72:19; 89:52; 106:48.

A palavra hebraica ’a•mán é aplicada a Yehowah como o “Deus fiel” (De 7:9; Is 49:7), e descreve os lembretes e as promessas dele como ‘fidedignos’ e ‘fiéis’. (Sal 19:7; 89:28, 37) Nas Escrituras Gregas …

O VALOR DA ESCOLA DOMINICAL

A relevância da Escola Dominical no contexto da Educação Cristã

INTRODUÇÃO

A Escola Dominical está inserida em um amplo contexto educacional denominado Educação cristã. A educação cristã, como instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão, não ocorre apenas no ambiente da Escola Dominical, mas em todos os setores e seguimentos da igreja local. Nesta rica oportunidade, apresentaremos razões que justifiquem a relevância da ED como principal ferramenta de Educação Cristã na igreja.

I. É relevante em razão de sua essencialidade.

A – A Escola Dominical não é uma atividade educativa opcional, é essencial.

Em razão de a igreja estar intrinsecamente associada à educação cristã, a Escola Dominical como departamento principal de ensino, não é opcional, é vital, pois, incrementa e dinamiza todas as atividades e iniciativas educacionais e evangelísticas dos demais setores.

A Escola Dominical não pode ser considerada apenas um apêndice, anexo ou assessório na estrutura geral da igreja ou …