Por que Maria Madalena não pode tocar no Cristo Ressuscitado?

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. (Jo 20.17)

Assim que Maria Madalena viu Jesus no jardim da tumba, na manhã da ressurreição, quis tocar Nele, mas não obteve consentimento. “Não me toques” ou “não me detenhas”, disse Ele. No entanto, quando Tomé disse que só creria se Nele viesse a tocar, Jesus apareceu a ele, e disse: “Põe aqui a tua mão” (Jo 20.27) — indicando ao discípulo as Suas mãos e o Seu lado marcados pelos ferimentos da Cruz. Aos demais, estupefatos ante a visão de Jesus ressuscitado, Ele também lhes diz: “Vede que um espírito não tem carne..., como vedes que eu tenho” (Lc 24.39). Desse modo, a questão não era tocar ou não Nele, mas sim se o momento era viável, pois Cristo tinha pressa.
“Não me toques” ou “não me detenhas”
Detenhas vem do verbo "deter", que significa impedir, não deixar continuar… Vamos modificar o texto pra melhorar o sentido:
- Disse-lhe Jesus: Não me impeça, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
Por que Jesus disse para não impedi-lo? Porque Maria não queria que ele fosse embora. Mas o Senhor tinha dado uma missão a Maria e queria que ela fosse logo cumprir. Que ela não ficasse mais tempo ali, junto dele, mas fosse de imediato realizar sua tarefa.

Bibliografia: - Bíblia Fácil – Frei Paulo Avelino de Assis; - Bíblia Pentecostal – Ed. CPAD; - Biblia Explicada – Ed. CPAD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário