Pular para o conteúdo principal

O que é galardão?


Deus é o "galardoador dos que O buscam" (Hb 11:6). Ele também "recompensa" negativamente aqueles que O rejeitam e vivem em pecado e em vidas egoístas. Quem resolve viver da maneira que quer, está descartando o Senhor de sua vida; lhe aguarda o juízo de Deus. Por isso, pense bem, hoje, como está sua vida. O pecado lhe acorrentou e você tem prazer nisso ? Você tem apoiado o pecado de outras pessoas rebeldes ? Nem todos que dizem : Senhor, Senhor, entrarão no Reino dos Céus. Confessar Jesus como Senhor, significa preferir não viver no pecado. Cuidado, o diabo tem iludido muitos crentes alienados. Dizer que ninguém que diga que Jesus é o Senhor não entra em juízo, é uma farsa do inimigo. Muitos vivem dizendo : Jesus é o Senhor, mas estão tão distante dEle quanto as cinco virgens loucas !

1)Galardão ( misthos)
Significativamente, Cristo usa a palavra "galardão" (misthos) primeiramente (Mt 5:12), prometendo um grande galardão àqueles que são perseguidos por Sua causa. Ele também menciona que "Comigo está o galardão" (Ap 22:12) para retribuir a cada um segundo as suas obras.
Embora Paulo afirme que a Salvação não é uma recompensa, mas que nos é dada pela Graça (Rm 4:4), o apóstolo diz que cada será recompensado segundo seu serviço individual ao Senhor (I Co 3:8).
As seguintes palavras são usadas tanto para um galardão como para um castigo e podem ser traduzidas de forma negativa ou positiva, dependendo do contexto.

2)Misthapodosia
Misthapodosia ocorre somente em Hebreus, duas vezes como galardão e uma como castigo.

Galardão: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão" (Hb 10:35). Um encorajamento para permanecer firme em relação ao galardão eterno, o contexto (v.34) é principalmente o de perda temporária por causa de perseguição.
No famoso "capítulo da fé", Moisés é exaltado por abandonar os prazeres da corte do Egito porque ele "considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão" (Hb 11:26). Ele mantinha seus olhos na eternidade e não no Egito !

Castigo. Em Hb 2:2-4, os cristãos são alertados a não pensar que escaparão do castigo à luz do infrator da Lei do Antigo Testamento, que "recebeu justo castigo".

3)Antapodoma
Antapodoma ocorre duas vezes, uma vez com sentido positivo e outra com sentido negativo.

Galardão: Em Lc 14:12-14, Cristo alerta sobre convidar somente pessoas que podem convidá-LO em retribuição para que seja "recompensado". Ele fala ao Seu povo para demonstrar amor aos realmente desafortunados; então, "a recompensa.....receberás na ressurreição do justo". Quando os cristãos servem aos pobres, eles servem a Cristo e receberão uma "apodoma" eterna.

Castigo: Em Rm 11:9, Paulo cita o Sl 69:22 ==> "Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laço, e a prosperidade em armadilha". Ele usa este versículo para mostrar que israelitas descrentes, em contraste com o remanescente de Deus, serão castigados por sua maldade de coração.

4)Antimisthia
Antimisthia também é usada duas vezes.
Galardão : A derivação desta palavra sugere um "toma-lá-dá-cá", e isto é o que Paulo exige dos coríntios: "Ora, como justa retribuição ,"antimisthia", (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós" (II Co 6:13). fala-se de uma retribuição diária entre as pessoas.

Castigo: O contexto é um detalhado "catálogo de pecado" do mundo romano. Agora Paulo escreve que os pervertidos irão receber "em si mesmos a merecida punição (antimisthia) do seu erro" (Rm 1:27). Isso talvez se refira principalmente a problemas psicológicos e físicos dos que buscam a perversão. Caso haja arrependimento, obviamente a punição não se estenderá à eternidade.

O assunto sobre recompensas e punições é sério e ao mesmo tempo encorajador: sério para aqueles que rejeitam a Deus e a Seus Mandamentos ou utilizam mal seu tempo, e encorajador para aqueles que trabalham no Reino do Senhor !
Querido leitor, ainda é tempo de fazer uma escolha sábia .

Convide o Senhor Jesus Cristo para Reinar em sua vida ! Deus o abençoe !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa "Afasta de mim esse cálice"?

“E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:39)
 Uma notável discussão surge com relação ao verdadeiro significado do “cálice” citado por Jesus em Mt 26:39-42; Mc 14:36 e Lc 22:42.
 Essa discussão envolve: 1. A afirmação de que este cálice seria o medo de Cristo frente ao martírio que viria a acontecer; 2. A afirmação de que este cálice seria o medo de Cristo frente ao desconhecido que estaria por vir; 3. A afirmação de que este cálice seria o horror e a angústia que Cristo sentia diante do fato de saber que estaria sendo levado frente ao julgamento Divino.
 Com isso estabelece-se a discussão, e por isso se faz necessário analisar cada uma das afirmações citadas na busca pela compreensão do real significado do texto bíblico.
1. Medo frente ao martírio que viria a acontecer.
 Será que Cristo tinha medo de morrer?
 Ora, por diversas vez…

Salmos 90:12

"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio." A cada dia estamos ficando velhos. Partes do nosso corpo já funcionam de maneira diferente ao que funcionavam há alguns anos atrás. Não fique triste por isso. Alegre-se, pois isso está ensinando que a vida terrena não é eterna, pois o melhor já está preparado para possuirmos: um novo corpo glorificado. Quando contamos os nossos dias, valorizamos cada instante proporcionado por Deus. Aprendemos a viver bem aqui, para, assim, conhecermos a verdadeira vida prometida por Deus. Contar os nossos dias é saber que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", é poder dizer "tudo posso naquele que me fortalece", é dizer ao Pai: "seja feita a Sua vontade", é "entregar o caminho ao Senhor, confiar Nele, sabendo que tudo que necessito será acrescentado". Estas são as maravilhas de Deus para os seus filhos. É Ele mesmo que nos convida a contarmos cada …
A profecia bíblica não serve para satisfazer a pura curiosidade nem para especulações malucas ou para “revelações” particulares. Pelo contrário, ela nos fará praticantes da Palavra, cristãos com Jesus no centro de suas vidas, que vivem e agem de acordo com essa realidade. O próprio Senhor nos exorta a analisar o tempo em que vivemos à luz da profecia bíblica. Profecia hoje: sinais dos tempos Quando os fariseus e saduceus tentaram o Senhor Jesus pedindo-Lhe que mostrasse um sinal do céu, Ele lhes respondeu: “Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mt 16.2-3). Os religiosos daquela época não perceberam que o maior sinal de todos os tempos encontrava-se, em carne e sangue, bem à sua frente, e este era o Salvador Prometido. E hoje, diant…