O poder sobrenatural da oração

Deus ordena que o cristão ore.

Para iniciar, observemos como a oração é algo bem antigo e que, homens de Deus já conheciam a sua eficácia e a usava em dias de adversidades:

Salmista: "Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente." (Sl 105:4)
Profeta: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto." (Is 55:6)
Jesus: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." ( Mt 26:41)
"E tudo que pedirdes na oração, crendo o recebereis." (Mt 21:22)
Paulo: "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." (Rm 12:12)

Qual o significado da palavra "oração"?

A palavra oração vem de “orar”, que vem do Latim ORARE, de OS, “boca”, de uma base Indoeuropeia OR-, “pronunciar uma fórmula ritual”.
Inicialmente significava “falar”, depois adquiriu particularmente o sentido “falar em público, discursar”.
Daí vêm  nossas palavras “oratória” e “orador”, bem como o verbo “orar”.
Com o advento do Cristianismo, passou a ter também o significado de “falar à divindade, rogar”.

E qual o seu valor?
Bem, a oração é muito mais do que apenas citar palavras.; ela é uma arma poderosa em Deus. É através dela que nos aproximamos e expressamos a nossa comunhão com Ele, e vencemos difíceis batalhas. Mas, o mais importante a citar é que ela é um complemento na vida daquele que entrega a sua vida a Jesus. Visto que passsamos a ser não mais a mesma criatura, e sim uma nova criatura feita em Jesus Cristo, entendemos daí que passamos de uma vida natural para uma vida espiritual em Deus. Mas o que significa isso? Bem, significa que a partir daí a nossa comunição com Deus é a oração.

Mas, o que falar daquelas orações em que pessoas que não servem a Deus fazem a outros deuses? Bem, nosso foco aqui não é exatamente este, mas podemos concluir que orar é falar com Deus. Quanto às outras pessoas que "falam", não com o Deus verdadeiro, e sim com pessoas que não podem ouvir e nem mesmo socorrer, entendemos que essas mesmas pessoas não estão possuindo a mesma arma poderosa que Jesus nos entregou. Elas estão enganadas pela sua incredulidade. O que vai fazer a diferença na oração é justamente no nome em que estaremos orando. Esse é o diferencial.

Veja:
"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei."João 14:13-14


Quando lemos a carta de Tiago 5:13-18 podemos enxergar verdades de Deus que homem algum poderá modificar:

"Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? 
Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Tiago 5:13-16

A oração nos leva a uma maior intimidade com Deus. É através dela que eu alcanço: 
1) Sabedoria: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tiago 1:5

2) Santificação:  "Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada." 1 Timóteo 4:5

3) Avivamento: "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus." Atos 4:31

4) Poder: "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos." Atos 1:14

Conclusão: A Igreja nasceu debaixo do poder da oração. É esse poder que move a mão de Deus ao nosso favor. É através da oração que destruimos fortalezas de satanás e glorificamos a Deus. Precisamos orar. Jesus nos deu esse exemplo. Ele era um homem que, mesmo sendo Deus, sabia que enquanto estivesse em sua natureza humana iria precisar do poder da oração em nome do Pai. A sua vida foi exemplo para nós. Ele venceu quando foi tentado no deserto. 
Portanto, ore, sinta a necessidade de orar, seja em dias de festa ou dias de luto, mas ore. Reconheça que, sem a oração, o motor da nossa vida vai parar.

Deus vos abençoe.
  
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus
Atos 4:31go 1:5
Autora: Marlene Mello

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Tiago 5:13-16



Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Salmos 105:4
Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Salmos 105:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário