Pular para o conteúdo principal

Como enxergar Jesus?


 
"E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."     Marcos 10:51-52
 
No Evangelho segundo escreveu Mateus (20:32-33), Marcos (10:51) e Lucas (18:41), vemos  o relato do mesmo episódio, porém, com uma diferença apenas. É que no Evangelho de Mateus vemos Jesus realizando o milagre da cura em dois cegos, significando, assim, que não foi apenas um cego (mencionado em Marcos e em Lucas) que foi curado, mas dois cegos. E o interessante que o único Evangelho que deixou registrado o nome do cego foi o de Marcos que menciona o nome de Bartimeu.
Mas o que é de tão importante neste episódio? Será que é a menção de quantos cegos existiam no momento da cura, ou talvez relatar o nome de um dos cegos.? Não, eu não creio assim.
Existe uma questão bem objetiva dentro deste ambiente em que Jesus passava. A questão é, por que Jesus parou, e por que Ele foi objetivo em sua pergunta ao cego?
 
Vamos observar os detalhes mais importantes para a realização do milagre. Vejamos:
 
1) O cego exaltou a Jesus sabendo que Ele era o Messias prometido.
 "Filho de Davi." Mc 10:47a
 
2) O cego clamou com veemência.
 "Tem misericórdia de mim." Mc 10:47b
 
3) O cego não se deixou levar pelos opositores à sua fé. Persistiu em clamar.
"Mas ele clamava cada vez mais." Mc 10:48b
 
4) Jesus ouviu o seu clamor, parou e o mandou chamar.
"Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama."  Mc 10:49b
 
5) O cego não enxergava, mas tinha uma perfeita visão espiritual, pois ele retirou rapidamente sua capa de miséria e humilhação, pois ele sabia que ao se aproximar de Jesus tudo seria novo.
"E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus." Mc 10:50
 
6) Jesus foi objetivo em seu diálogo com o cego: "O que queres que eu te faça?"
Da mesma maneira, hoje, Jesus, nos pergunta: Quer andar comigo ou não?
Jesus faz perguntas objetivas para que possamos responder objetivamente. Ou ando com Jesus ou sem Ele. A escolha é nossa: Ou eu jogo fora a minha capa da vida do passado ou continuo cego. Jesus quer ouvir o seu clamor, quer ver a sua perseverança e a sua atitude. É você que tem que retirar a capa de suas costas.
 
7) O cego foi direto em seu desejo.
"Mestre, que eu tenha vista." Mc 10:51b
 
Concluindo:
Muitas pessoas continuam a beira do caminho sem direção, mendigando, sofrendo, tudo por que insiste em permanecer da mesma maneira. Observe que o cego não só foi curado da cegueira física, mas recebeu cura espiritual tornando-se um filho de Deus:
"E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou.
E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."
Mc 10:52
 
É IMPOSSÍVEL SEGUIR A JESUS COM A MESMA VIDA DO PASSADO.
 
JESUS É MUDANÇA DE VIDA.
 
ELE CONTINUA PASSANDO BEM PERTINHO DE VOCÊ.
 
ABRA OS SEUS OLHOS E SIGA A JESUS!
 
 
Autora: Marlene Mello
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa "Afasta de mim esse cálice"?

“E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:39)
 Uma notável discussão surge com relação ao verdadeiro significado do “cálice” citado por Jesus em Mt 26:39-42; Mc 14:36 e Lc 22:42.
 Essa discussão envolve: 1. A afirmação de que este cálice seria o medo de Cristo frente ao martírio que viria a acontecer; 2. A afirmação de que este cálice seria o medo de Cristo frente ao desconhecido que estaria por vir; 3. A afirmação de que este cálice seria o horror e a angústia que Cristo sentia diante do fato de saber que estaria sendo levado frente ao julgamento Divino.
 Com isso estabelece-se a discussão, e por isso se faz necessário analisar cada uma das afirmações citadas na busca pela compreensão do real significado do texto bíblico.
1. Medo frente ao martírio que viria a acontecer.
 Será que Cristo tinha medo de morrer?
 Ora, por diversas vez…

Salmos 90:12

"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio." A cada dia estamos ficando velhos. Partes do nosso corpo já funcionam de maneira diferente ao que funcionavam há alguns anos atrás. Não fique triste por isso. Alegre-se, pois isso está ensinando que a vida terrena não é eterna, pois o melhor já está preparado para possuirmos: um novo corpo glorificado. Quando contamos os nossos dias, valorizamos cada instante proporcionado por Deus. Aprendemos a viver bem aqui, para, assim, conhecermos a verdadeira vida prometida por Deus. Contar os nossos dias é saber que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", é poder dizer "tudo posso naquele que me fortalece", é dizer ao Pai: "seja feita a Sua vontade", é "entregar o caminho ao Senhor, confiar Nele, sabendo que tudo que necessito será acrescentado". Estas são as maravilhas de Deus para os seus filhos. É Ele mesmo que nos convida a contarmos cada …
A profecia bíblica não serve para satisfazer a pura curiosidade nem para especulações malucas ou para “revelações” particulares. Pelo contrário, ela nos fará praticantes da Palavra, cristãos com Jesus no centro de suas vidas, que vivem e agem de acordo com essa realidade. O próprio Senhor nos exorta a analisar o tempo em que vivemos à luz da profecia bíblica. Profecia hoje: sinais dos tempos Quando os fariseus e saduceus tentaram o Senhor Jesus pedindo-Lhe que mostrasse um sinal do céu, Ele lhes respondeu: “Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mt 16.2-3). Os religiosos daquela época não perceberam que o maior sinal de todos os tempos encontrava-se, em carne e sangue, bem à sua frente, e este era o Salvador Prometido. E hoje, diant…